Tem uma hora
que a criatividade das pessoas acaba e elas começam a ter ideias malucas. “Que
tal pegarmos plantas e botarmos elas para matar... Zumbis?”, o criador de Plants
vs Zombies deve ter dito. “Brilhante”, ele deve ter ouvido de alguém, “vamos
fazer isso!”. E é assim que eu imagino que foi a criação do jogo.
Eu costumava
subestimar joguinhos casuais ou pra celular, mas aí reparei como eles eram criativos. Como
você imagina um jogo de celular? Eu imaginava que fossem toscos e chatos. Isso pelo
menos até jogar Angry Birds. Não é um jogo muito original, houveram vários
outros com a mesma temática antes dele, mas é criativo e viciante. Apesar de
não ser um game de verdade, como os que eu estou acostumado a jogar, dá pra ver
porque faz tanto sucesso. Ele é simples, divertido, bem pensado e o melhor de
tudo: dá pra levá-lo para qualquer lugar. De qualquer jeito, o melhor jogo casual e pra
celular que joguei até agora é, de longe, Kingdom Rush.
Mas então
surge o também famoso Plants vs. Zombies, um jogo que parece fugir do rumo
criativo que os outros estavam tomando. É o tipo de jogo que você olha e fala “Qual
a quantidade de coisas aleatórias que as pessoas são capazes de colocar em um
jogo quando toda a criatividade se esvai?”. Vamos pegar zumbis porque todo
mundo gosta e colocá-los para combater plantas. Genial! Eu não consigo imaginar
o que eles estavam pensando quando criaram uma anomalia dessas. Plantas contra
zumbis? Sério? Será que isso é bom? Bem, eu testei o jogo. E, assim como Angry
Birds, ele me surpreendeu...
Me surpreendeu
no sentido negativo da palavra, pois o que eu esperava era um jogo bom, e o que
eu recebi foi um jogo injusto, mal equilibrado e cheio de limitações. É divertido?
Por um tempo. É viciante? Sim, muito. Mas também é tão irritante e pouco
recompensador que não vale a pena continuar jogando. É só um jogo do qual você
vai se propor a jogar e depois vai se cansar e deixá-lo de lado para não jogar
nunca mais.
Por que
plantas e por que zumbis? Bom, na história do jogo, você é um simples morador
de uma vila tentando se proteger contra um holocausto zumbi. Seu objetivo é
construir uma muralha de plantas no quintal da sua casa para impedir que os
mortos entrem pela porta escancarada. Seu único aliado é um tal de Crazy Dave,
um vizinho maluco que não faz nada, só te dá dicas óbvias. Cada planta tem uma
função diferente e para plantá-las você precisa de luz do sol. Existem duas
maneiras de se conseguir luz do sol. Uma é coletando os pequenos sois que caem
pelo quintal ocasionalmente. Outra, é plantando girassóis que soltam mini sóis.
Você é praticamente obrigado a plantar uma boa quantidade de girassóis, ou os
sóis que você precisa para plantar as outras plantas não serão o suficiente. Cada
planta tem um número de sóis que ela precisa para ser plantada. Além disso, ela
também tem um cooldown, isto é, o
tempo que você precisa esperar para plantá-la depois de já ter plantado uma
planta dessa espécie uma vez. Algumas possuem um cooldown de uns cinco segundos. Outras tem um que parece durar uma eternidade.
Esse cooldown nem deveria existir pra início
de conversa. A quantidade de sóis adquiridos deveria ser o bastante para
plantar as plantas. Aliás, esse lance de ter de coletar sóis também é desnecessário. Primeiro
porque ter de ficar clicando em cada sol que aparece na tela é bem chato e
distrativo. Segundo porque você devia ganhar pontos para plantar mais plantas
matando zumbis e não coletando luz do sol. Seria muito melhor.
O jogo deveria
prezar pelo uso de estratégia para ser vencido, mas com tantas limitações fica
difícil usar a cabeça. Ele te dá tão pouca liberdade que a sorte se torna um
fator mais importante que a estratégia. No início de cada fase, por exemplo, a
única opção é sair plantando um monte de girassóis no fundo do quintal para
poder produzir sóis o bastante para plantar as outras espécies de plantas. Se não
houver pelo menos uns dez girassóis, você irá falhar. Seu objetivo é não deixar
que os zumbis atravessem o quintal e passem pela fileira de girassóis no fundo,
chegando até a casa. Depois de se plantar girassóis, o jeito é ir plantando as
plantas mais “baratas” conforme os zumbis vão aparecendo, e depois esperar até
que se produzam mais sóis para poder plantar mais girassóis para poder plantar
plantas mais “caras” e assim poder ir defendendo o seu quintal e rezando para
que tudo dê certo. O melhor que você pode fazer é ir plantando fileiras logo após
as de girassóis de maneira crescente, colocando as plantas mais fortes na
frente. Qualquer outra estratégia diferente dessa se mostrará ineficaz, então
não é o tipo de jogo que explora muito o seu senso estratégico, como Kingdom
Rush. É um jogo que explora o fator “até onde pode ir a sua paciência?”.
Os girassóis
ocupam um espaço desnecessário no seu território. Conforme o jogo vai avançando
e os inimigos vão aumentando em número e poder e a quantidade de plantas no seu
quintal se mostra insuficiente para suportar as hordas de zumbis, a única
alternativa é ir removendo os girassóis para plantar plantas de funções
ofensivas em seu lugar. Só que você não pode substituir os girassóis por causa
dessa besteira de ter que coletar sóis para poder plantar outras plantas. Se
pelo menos eles tivessem outra função além de gerar luz do sol (tipo, sei lá,
atirar sementes nos zumbis) esse problema não existiria.
A dificuldade
não é muito bem balanceada. As primeiras fases são ridiculamente fáceis, quando
de repente a dificuldade sobe abruptamente e você mal teve tempo de praticar. Tudo
nesse jogo se resume a tentativa e erro. Se você perder, o jeito é tentar uma
estratégia diferente, e assim vai até você encontrar a única estratégia
existente para superar aquela fase. Então não é como se houvessem várias
estratégias diferentes que você pode testar. Para cada fase há um jeito específico
de se vencê-la, e isso limita a sua liberdade e o seu raciocínio. Outro problema
é a falta de informação que o jogo te dá. Não há como saber quantos zumbis
estão vindo, nem por onde eles virão, de que tipo serão ou qual a quantidade de
dano que eles infligem e podem receber. Com as plantas, a mesma coisa. Qual a
quantidade de dano que seus ataques proporcionam? E quanto exatamente é o tempo
de cooldown de cada uma? O jogo não
te diz nada, e todas essas informações seriam valiosas em um game onde a
estratégia deveria ser o fator principal da jogabilidade. Eu só sei que algumas
plantas tem um cooldown de cinco
segundos porque eu mesmo parei pra contar. Também não ajuda o fato de que você só
pode deixar um zumbi passar e chegar até a sua casa. Apenas um único zumbi
passa e pronto, é fim de jogo. Por que não colocar uma quantidade máxima de
zumbis que podem entrar na casa? Isso facilitaria muito as coisas. Se você
perder, pelo menos tem a chance de tentar essa fase outra vez, mas saia do jogo
e entre novamente e não existirá a possibilidade de começar na fase em que você
parou. Você vai ter de começar do zero.
As habilidades
e fatores de algumas plantas não compensam. O Squash e o Cherry-Bomb, por
exemplo, possuem um cooldown muito
longo, então são usados muito pouco em cada fase. Será que não seria uma boa
ideia colocar algum jeito de diminuir esse cooldown?
Até por que, ao contrário das outras plantas, essas duas somem depois de serem
usadas, e ás vezes o Squash é usado para matar um único zumbi, o que é um
desperdício. O Chomper, que é uma planta carnívora, come zumbis com uma dentada
só, mas não pode abocanhar outros porque fica mastigando o que já está na sua
boca, o que a deixa vulnerável ao ataque de outros zumbis. Nada demais, já que
todas as plantas devem ter suas forças e suas fraquezas. O problema é que o
tempo em que ela fica mastigando um zumbi parece durar uma eternidade, e enquanto
isso ela estará sendo atacada por outros zumbis que rapidamente a tirarão do
caminho, logo essa planta não serve pra muita coisa. O Grave Buster é o pior de
todos, pois a sua única função é destruir as lápides dos zumbis, coisa que ele
só faz com uma de cada vez. E depois que todas as lápides forem removidas, o
Grave Buster se tornará inútil e ficará ocupando um espaço desnecessário no seu
inventário. Que tal dar mais de uma função a uma planta que não é nada
funcional?
Falando em
inventário, esse é outro detalhe que atrapalha imensamente o jogo. O limite do
seu inventário é de seis plantas, no máximo, o que é uma limitação absurda, já
que existem muito mais espécies do que isso. Logo no início de cada fase você
tem que escolher quais plantas entrarão no inventário e quais ficarão de fora.
Ou seja, abrir mão da variedade, o que é algo essencial em um jogo de estratégia,
e selecionar só as plantas mais úteis, o que pode limitar muito as suas opções.
Se houver muitas lápides de zumbis no quintal, por exemplo, você terá de
dedicar um espaço do inventário especialmente para o Grave Buster, mesmo
sabendo que ele se tornará inútil mais tarde. Sem falar de que há plantas
essenciais das quais você não pode deixar de fora, como os girassóis. É como se
o jogo não te desse liberdade o bastante para fazer as suas próprias escolhas.
O jogo também
possui algumas regras injustas. Cada planta sua só pode ocupar um quadrado na
tela, enquanto vários zumbis podem se aglomerar no mesmo quadrado. Se você
plantar uma planta em um quadrado que não queria, não há a opção de replantá-la
em outro lugar, o que seria imensamente útil em um jogo onde cada planta apenas
pode atacar os zumbis que estão em sua frente e em nenhuma outra direção. O máximo
que você pode fazer é remover a planta usando a pá, mas isso é um desperdício,
pois ela não devolve o número de sóis que consumiu.
Essa pá que
remove as plantas, aliás, devia estar disponível desde o início. Mas você só a
adquiri lá pelas tantas do jogo, quando o inútil do Crazy Dave te ensina a
usá-la. Ele aparece te mostrando algumas plantas já plantadas no seu quintal
vazio antes da fase começar e você pensa que o jogo vai te dar algumas plantas
de graça, mas não, é só para te ensinar a usar a pá, o que é inútil, pois basta
clicar nas plantas para removê-las. Ninguém precisa “aprender” a fazer isso.
Existem ainda
outras coisas que me incomodam. O lance da “Final Wave”, por exemplo, é completamente
desnecessário. Só serve para dizer que sobraram alguns poucos zumbis que não
darão trabalho nenhum, então você só precisa resistir mais um pouco até o final
da fase sem se preocupar com nada. Também, quando um zumbi perde a cabeça, seu
corpo continua andando um pouco até sumir, mas é inútil porque ele já está
morto. A cabeça e o corpo podiam sumir ao mesmo tempo para agilizar as coisas.
E quando você termina uma fase sem ter coletado os sois que caíram, eles são
coletados automaticamente pelo jogo. Qual o sentido disso? Para que coletar os
sóis restantes automaticamente se a fase já acabou e na próxima os sóis
adicionais terão sumido?
Enfim, Plants
vs. Zombies não é um jogo necessariamente ruim, só é mal executado. Claro que
nenhum jogo é perfeito, todos tem defeitos. Mas o problema aqui é que todos os
seus fatores negativos atrapalham o uso da estratégia em um jogo que deveria
ser principalmente de... Estratégia! A ideia deveria ser usar o seu senso
estratégico para vencer, e não depender do fator sorte ou azar/tentativa e erro. Quanto às
limitações, praticamente todas as que eu citei poderiam ter sido contornadas de
algum jeito. É só ver os outros jogos pra celulares e você vai perceber como
eles usaram bem as ferramentas que tinham e criaram experiências confortáveis e
bem feitas em termos de jogo. Logo, só é preciso consertar todas as falhas que
o game possui e Plants vs. Zombies finalmente se tornará o jogo casual que faz
jus à sua fama e que realmente vale a pena ser jogado.
aparece bem assim ó:Order nuber(for exemple pop######) ai ñ consigo fazer mais nada tento baixar mas ñ consigo por causa disso.me ajuda por favor
ResponderExcluirSerá que alguém consegue me dizer para quê serve aquelas berinjelas? O que elas fazem?
ResponderExcluirno meu não tem aqueles zumbis que dançam mas diferente sim
ResponderExcluirAdorei sua explicação e sua opinião. Esclareceu as dúvidas que me deixavam perdida. Valeu...parabéns!!!
ResponderExcluirNossa, tua estratégia de jogo é bem ruim, tu deveria colocar plantas atiradoras no fundo e girassóis mais a frente, faz um linha inteira com ele e vai colocando as atiradoras a medida que os zumbis forem aparecendo, no inicio da fase os zumbis aparecem bem devagar, faz uma linha de nozes nas fileiras mais da frente, eu sempre deixo as duas primeiras linhas com atiradoras, a terceira com sóis e depois vou alternando atiradora e noz, nunca preciso remover os sóis e sempre jogo com apenas 5 deles
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